Atividade: Lendo e Produzindo texto com o BrOffice Writer
Para desenvolver esta atividade, siga os seguintes passos:
1. Leia a introdução da p.80, os textos das páginas 99-117, 148-152 e 164 a 168.2.
Reflita sobre as seguintes questões:
a) Qual o papel do educador nesse contexto das novas tecnologias?
b) De que forma as interações, possibilitadas pelas ferramentas da Internet (e-mail, bate-papo, fórum, lista de discussão, blog, sites de relacionamentos - MSN, Orkut e outros), podem afetar e modificar as relações entre alunos e professores?
c) Como aproveitar o e-mail nas atividades pessoais e escolares?
d) De que maneira os conhecimentos construídos até agora podem ajudá-lo na execução de suas tarefas profissionais e melhorar a sua prática pedagógica?
2. Depois de refletir, elabore um texto, socializando com seus colegas, suas considerações pessoais. Para escrever seu relato, utilize o editor de texto BrOffice.org Writer. Salve seu texto na sua pasta, poste-o aqui e envie-o, como anexo, para o email do seu formador (vilanidigital@gmail.com).
IMPORTANTE: Não se esqueça de colocar seu nome nas atividades!!!
Abraços!
terça-feira, 21 de outubro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
24 comentários:
O professor vive momentos difíceis, não só por causa do baixo salário, mas especialmente pela falta de respeito por parte dos alunos. Um dos motivos desse desrespeito é a falta de comunicação entre professor e aluno. A inclusão digital contribui bastante para diminuir essa distância, vai contribuir para qque o professor entre no universo do aluno e, dessa forma compreendê-lo melhor.
As práticas pedagógicas hoje, não podem ser vistas sem a presença da comunicação virtual, ou seja, todos os alunos deveriam ter acesso a inclusão digital, o que favoreceria uma melhor atuação dentro da educação, seja através de msn, orkut, blogs, sites de busca.
Muitas crianças entram na internet através de jogos eletrônicos, e na maioria das vezes eles conhecem mais a comunicação virtual do que nós professores.
O que tenho aprendido dentro da comunicação virtual vem possibilitando um contato mais próximo como o meu aluno, como também me trazendo benefícios para uma melhor qualidade de ensino.
A falta de comunicaçao entre professor e aluno acarreta muitos problemas.A inclusão digital contribui para estreitar laços entre ambos,pois as praticas pedagógicas não podem mais ser vistas sem a presença da comunicação virtual.
O professor precisa adptar-se às mudanças tecnológicas para ter melhor desempenho com a inclusão digital na escola.
A atividade virtual é uma forma rápida e prática de fazer chegar ao aluno,algumas atividades, que por motivos maiores ele não puderam ir á escola.
O que tenho aprendido na comunicação virtual estreitará laços de comunicação entre meus alunos e eu.
O uso das tecnologias hoje é uma realidade em todo o planeta, que evoluem e disseminam-se de forma vertiginosa. Esse fato não pode ser ignorado pela escola, uma vez que esta tem a função social de preparar os indivíduos para conhecer e intervir socialmente de maneira crítica ou pelo menos deveria estar fazendo isso e tal processo passa pelo conhecimento e uso responsável das tecnologias existentes, suas funções bem como, as ideologias que as permeiam. Desse modo, o educador deve buscar conhecer e inserir-se nesse novo contexto, sem, no entanto, deixar-se contaminar pelos modismos que o circundam, ou seja, as tecnologias devem constituir-se como um instrumento a mais de ensino, dentre outros que não podem ser relegados a segundo plano.
b. A tecnologia computacional está a modificar os modos de usar as disciplinas, conseqüentemente, o conteúdo dos programas das disciplinas e os métodos pelos quais essas disciplinas são ensinadas estão a mudar. Os estudantes devem continuar a estudar conteúdos apropriados, e também devem ser capazes de reconhecer quando e como usar efetivamente computadores quando trabalharem com as disciplinas. Os professores devem saber como e quando devem usar as ferramentas da tecnologia computacional para desenvolver e aumentar a compreensão dos conteúdos dos seus alunos.
O professor precisa tomar consciência de que o uso do computador é necessário e significativo na educação dos alunos. Os formadores investigados concordam que os recursos áudio-visuais fixam mais o conteúdo do que uma aula expositiva. Utilizando alguns programas de computação, podemos visualizar melhor figuras e gráficos. Entretanto, lhe atribuem um significado secundário, ao incluí-lo no rol de “recursos áudio-visuais”.
Os estudantes parecem ver, de modo similar, o uso do computador, pois se referem às suas vantagens, nos seguintes termos:
No meu ponto de vista ele o computador é importantíssimo. Ele irá ajudar muito nos assuntos de geografia. Eu posso mostrar isso para o meu aluno de uma maneira criativa usando o computador em vez de mapas.
Atividade Nº 03
Ao educador cabe está atualizado quanto as tecnologias e consciente de que o seu uso é uma necessidade, portanto devem ser utilizadas como ferramentas para auxiliar no processo de aprendizagem.
A relação professor/aluno pode ser afetada e modificada em função da possibilidade de criar dificuldades no que se refere a afetividade, por outro lado pode contribuir para quebrarmos o “gelo” das salas de aula, onde o aluno não questiona, não discorda de nada. Estamos vivenciando um período de transformações na sociedade onde os valores já não são vistos como fundamentais, a família, a moral, a ética, a honestidade parecem que são palavras que não constam no vocabulário das pessoas, o errado é difundido, o certo é taxado de atraso, vivemos um momento em que questiona-se a autoridade dos pais em relação aos filhos, a privacidade das pessoas que acabam tendo suas vidas devassadas em nome da informação, o meio ambiente e sua preservação, as diversas formas pelas quais o preconceito se revela. Neste contexto é fundamental utilizarmos os recursos da informática no processo de ensino-aprendizagem, até mesmo como forma de combatermos a exclusão a que as camadas mais pobres da população estão submetidas.
Ivanaldo Alves de Moura
Os textos lidos nos mostram que precisamos interagir com a tecnologia.
Os meios tecnológicos nos permite uma maior rapidez na comunicação, no compartilhar e socializar as informações seja através dos mais variados meios como e-mails, msn, blogs, bate papo, site e tantos outros meios que podemos utilizar como ferramentas para a comunicação com os nossos alunos. Portanto o educador deve buscar de forma criativa meios que possibilitem a melhoria do seu papel em sala de aula.
Os textos lidos nos mostram que precisamos interagir com a tecnologia.
Os meios tecnológicos nos permite uma maior rapidez na comunicação, no compartilhar e socializar as informações seja através dos mais variados meios como e-mails, msn, blogs, bate papo, site e tantos outros meios que podemos utilizar como ferramentas para a comunicação com os nossos alunos. Portanto o educador deve buscar de forma criativa meios que possibilitem a melhoria do seu papel em sala de aula.
Segundo Piaget, para que ocorra aprendizagem é necessária a interação do indivíduo com os objetos e sujeitos dessa aprendizagem.
A tecnologia é importante nesse processo, por isso o papel do professor nesse contexto é o de mediador entre a tecnologia e o educando. As ferramentas disponíveis na internet tanto afetam como modificam as relações entre alunos e professores. O e-mail, por exemplo, pode ser usado como instrumento de comunicação no qual tanto aluno quanto professor poderão manter contato e trocar informações. O professor pode ainda através dessas ferramentas instigar a curiosidade do aluno e levá-lo a pesquisar e buscar respostas para seus questionamentos. Nessa ocasião ele poderá refletir, levantar hipóteses, experimentar e compreender o objeto do estudo.
Quanto mais acesso aos instrumentos da internet o aluno tiver mais capacidade terá para interagir com outras pessoas e construir seus conhecimentos.
c. O e-mail é uma forma de comunicação de fundamental importância na contemporaneidade, pois é um método que permite compor, enviar e receber mensagens através de sistemas eletrônicos de comunicação. O correio eletrônico se tornou tão popular devido a sua grande facilidade em quebrar barreiras geográficas que pessoas que estão em diferentes continentes podem se comunicar, desde que possuam computadores com tal funcionalidade conectados a Internet, eles podem enviar e receber mensagens a qualquer hora do dia e para qualquer parte do mundo.
O educador assume papel ativo e é peça fundamental na formação de qualquer pessoa. Nesse sentido,é necessário que o mesmo esteja atualizado com a evolução da tecnologia, só assim conseguirá acompanhar e ajudar seu aluno. Hoje, através da internet, nos informamos sobre o mundo e nela encontramos ferramentas que facilitam nossa vida pessoal e escolar . É bom lembrar que os conhecimentos construídos já estão auxiliando a minha prática, haja vista, que já sei ligar e desligar o aparelho, utilizar o mouse, enviar e-mail etc. É um mundo novo para mim, a cada dia aprendo algo diferente.
Diante das novas tecnologias o papel do professor tem se tornado mais desafiante. Nossos alunos hoje participam intensamente de todo tipo de comunicação via internet e nós enquanto educadores precisamos avançar,interagir com eles através de e-mail, bate -papo,blog, etc. Os e-mails são excelentes instrumentos para nos comunicarmos com os amigos, com os familiares, para fazermos novas amizades, além de ser muito útil para enviarmos atividades escolares para os nossos alunos. Esse curso tem me proporcionado auto-estima, inclusive os alunos estão satisfeitos por nos ver utilizando o PC, também tem sido útil para a elaboração das atividades pedagógicas que já estou realizando em sala de aula.
O educador terá um papel relevante dentro das novas tecnologias; precisa só então que ele compreenda que a interação é fundamental na possibilidade de uso das diversas ferramentas tecnológicas.
Os nossos alunos de certa forma já estão bastante inteirados com os computadores, e já acessam suas ferramentas com muita facilidade. Enquanto grande parte dos nossos educadores permanecem totalmente leigos as informações que estão disponíveis na Internet. Nesse contexto fica difícil de socializar com os alunos os mais corriqueiros assuntos descutidos no dia-a-dia em sala de aula.
Por isso é importante o professor conhecer algumas ferramentas tecnológicas e possibilitando seu uso de forma criativa, melhorando e muito o seu desempenho em sala de aula.
Todos os conhecimentos até agora adquiridos neste curso está me ajudando a executar as minhas tarefas profissionais melhorando à pratica pedagógica no meu cotidiano.
d. As relevantes modificações sofridas por nossa sociedade no decorrer do tempo, dentre elas o desenvolvimento tecnológico e o aprimoramento de novas maneiras de pensamento sobre o saber e sobre o processo pedagógico, têm refletido principalmente nas ações dos alunos no contexto escolar, o que tem se tornado ponto de dificuldade entre professores e alunos resultando em forma de comprometimento do processo ensino-aprendizagem. Dessa forma, faz-se necessário à busca de um novo recurso que é introdução da informática no contexto escolar que facilita o trabalho do professor no processo ensino-aprendizagem.
O professor tem papel relevante, o uso da tecnologia na escola é muito importante na interaçao professor x aluno, de aproximação, afeto, participação levando-os a construção de seus conhecimentos. Contribuindo no avanço tecnológico dentro do processo ensino aprendizagem. Assim espera-se que a inclusão digital contribua no índice da educação no Brasil.
Achei bastante interessante o uso do mouse.
O funcionamento do mesmo como um apontador sobre a tela do computador e como disponibiliza os tipos de operações: movimento, clique, duplo clique, arrastar e largar.
É muito importante a presença da tecnologia nas nossas vidas, pois se faz necessário aproximarmos a escola do mundo tecnológico, visto que, a escola deve está sempre à frente do que acontece no mundo cientifico.
A internet por exemplo, tornou-se uma coisa muito importante nas nossas vidas, até porque ela oferece serviços como agendas, cartões, dicionários, consultas ao CEP e ao DDD, tradutores, download de programas, etc.
Isso facilita bastante o nosso trabalho na sala de aula, pois, como educadores necessitamos desta ajuda tecnológica. Se nos descuidarmos os nossos alunos poderão nos colocar em situações constrangedoras, pois eles vivem em contato com a tecnologia digital enquanto nós professores apenas pesquisamos nos livros; precisamos ser mais ágeis.
Francisco Carneiro. E. E. João de Abreu
Durante o curso educação digital que estamos participando aqui na Escola Estadual João de Abreu,esta sendo de grande importância para nós professores que atuamos na área da educação com ensino fundamental. Esperamos que o mesmo sirva-se para desenvolver habilidades necessárias ao manejo do computador e de programas que possibilitam a elaboração de textos e de apresentações multimídia, a comunicação interpessoal, interatividade, navegação e pesquisa de informações produção, cooperação e publicação de texto na internet com nossos alunos no dia-a-dia em sala de aula.
Compreendendo-se que a função do(a) educador(a) é possibilitar situações de aprendizagem é evidente a necessidade de se utilizar instrumentos diversos, para viabilizar a construção do conhecimento daqueles(as) envolvidos(as) no processo.Quando se favorece a interação do o indivíduo com o outro, há uma maior possibilidade de crescimento tanto individual quanto coletivo. Um dos instrumentos a ser utilizado nessa interação é a internet, por facilitar a comunicação entre pessoas em locais distintos, formando assim uma grande rede de comunicação. Só basta a pessoa criar seu endereço de correio eletrônico e através de um e-mail e de outras ferramentas, conversar, enviar e receber mensagens, fotos, fofocas e outros, de forma muito rápida.
Os sites de informações é um meio importante para se apropriar de conhecimentos, que não estão disponíveis no espaço social e escolar. Mas, o uso dos mesmos exige um olhar crítico, para discernir o que é positivo e/ou negativo para o processo da formação humana. Exige também uma postura ética, para não se apropriar de informações do outro e utilizá-la como própria.
A importância dos avanços tecnológicos para a praxis educativa,tem sido muito valiosa,pois atravésda internet,esse veìculo de informaçôes que interliga o mundo,possibilitando a interação entre culturas diversificadas,buscamos aprimorar conhecimentos ;pesquisando,promovendo estudos,debates para melhorar a qualidade de ensino.Nessa perspectiva ocomputador è um recurso pedagògico que propicia uma aula diferente contribuindo para o crescimento intelectual do aluno.
Prof. Socorro Viana
O papel do educador é ser mediador de conhecimentos,e na educação digital não é diferente.O professor precisa está preparado para interagir com o aluno,usando a tecnologia.Pois a comunicação virtual serve para realizar com mais rapidez atividades através do correio eletrônico.É importante essa interação com o aluno, pois encurta a distância entre professor e o aluno.
A Prática pedagógica não pode ficar alheio ao mundo virtual. Vivemos um tempo em que as crianças são ativas e curiosas. O contato com os computadores é frequente, e auxiliam na construção do conhecimento, quando eles acessam a internet, buscando respostas para as suas atividades.
Nesse sentido, é necessário que os professores, tenham conhecimento desse mundo tecnológico, assim terão como auxiliar os seus alunos
Nós educadores temos que nos preparar e preparar nossos alunos, para as mudanças que a sociedade exige de todos nós. Em relação aos recursos tecnológicos já disponíveis na escola como: rádio, TV, vídeos e em alguns casos computadores, sem dúvida a informática é um recurso que poderá trazer grandes contribuições na melhoria das nossas ações pedagógicas. O uso dessa tecnologia possibilita maior interação entre professores e alunos, favorece com mais rapidez o acesso a pesquisa, na busca de novos saberes e de novas formas de pensar e agir.
A escola divide a tarefa de educar com outros seguimentos sociais, como a família, a igreja, as comunidades e os meios de comunicação, porém ainda e a maior responsável pela transmissão de conhecimento sistematizado e o educador o principal agente desse processo.
O desenvolvimento da escola deve estar diretamente ligado ao desenvolvimento da sociedade. A escola tem o dever de acompanhar o desenvolvimento social através do conhecimento, do domínio da ciência e tecnologia adquiridos pelo homem para compreender e transformar a realidade material e social em que vive, tornando-se apto a exercer a cidadania, para tanto deverá estar em constante transformação.
No mundo moderno, a geração de riqueza está profundammente relacionada à capacidade de produção do conhecimento e tecnologia. Como consequência, a escola assume um papel vital no desenvolvimento socioeconômico de uma nação e o educador, como facilitador no processo de transmissão de conhecimento, tem também a missão de colaborar para a formação dos valores e de uma base ética que oriente o uso correto do saber científico e tecnológico.
As ferramentas disponíveis pela internet afetam profundamente o relacionamento entre professores e alunos, visto que são acessíveis a ambos. O professor deve explorar esses recursos para instigar o aluno a pesquisa e ao aprofundamento de seus conhecimentos - o blog é ideal para esse fim. Já o e-mail pode ser usado como troca de idéias e informações entre ambos.
O curso introdução à educação digital, propiciou novos caminhos e modos de atuar com o computador bem como, a nossa postura ao lidar com essa ferramenta tão importante nos dias de atuais.
Contudo, os subsidios nele contidos representam não só um referêncial, mas um incetivo para novas experiências, dentro e fora do contexto escolar, bem como, seus serviços nos auxiliaram em nossa prática pedagogica. Com isso descortina-se um novo fazer, onde devemos aproveitar melhor.
Professor depois de tanto sofrimento consegui postar meu comentario mais , valeu a penas pois aprendi bastante , o desafio valeu !
Postar um comentário