quarta-feira, 29 de outubro de 2008

III Semana a Distância: Leitura online (p. 75) - ATIVIDADE 4

Leitura online (pág. 75)
a) Visite o site http://www.eca.usp.br/prof/moran/, vá ao link “educação inovadora” e leia o texto Os Novos Espaços de Atuação do Educador com as Tecnologias, do professor José Manuel Moran.
b) Depois da leitura, produza um texto destacando os pontos mais relevantes abordados pelo autor.
c) Salve o texto em sua pasta/portfólio e socialize-o aqui neste espaço.
Boa leitura!
Vilani Alves

20 comentários:

Unknown disse...

O problema da educação é crônico, porque temos professores, desmotivados,sem compromissos, muitos deles tem a educação como um quebra galho. O problema não está na remuneração e sim na conscientização de ser educador. Eu não acredito que o problema da educação seja resolvido só com melhores salários e equipando as escolas
E sim com uma conscientização em massa, professores, alunos, equipe técnica e familiares.
A tecnologia é importante mas, deve ser bem utilizada. Não é só levar os alunos a sala de vídeo sem nenhum objetivo, sem preparar a aula, só para passar o tempo.
Mesmo com toda essa ferramenta, esse atrativo, a educação caminha lentamente.
Quando tivermos educadores comprometidos com a educação, as coisas começam a melhorar. Arnaldo.

Unknown disse...

A sociedade atual, conhecida como Sociedade do Conhecimento, não pode dispensar a educação formal que se sistematiza na instituição escola, ainda que as sejam bombardeados por informações pelos mais diferentes meios de comunicação. Porém, essas informações que se deslocam, envelhecendo e morrendo com velocidade cada vez maior pelo avanço das novas tecnologias, precisam ser selecionadas, avaliadas, compiladas e processadas para que se transformem em conhecimento válido, relevante e necessário para o crescimento do homem como ser humano em um mundo sustentável.
Visto que a presença das tecnologias nos mais diversos setores da sociedade contemporânea, é irreversível, orientar os professores para uso das novas tecnologias de informação e de comunicação como tecnologias interativas em projetos pedagógicos tanto no seu desenvolvimento contínuo quanto na sua prática pedagógica se faz urgente. A urgência se deve não apenas no sentido de preparar os indivíduos para usá-las, mas principalmente, para prepará-los como leitores críticos e escritores conscientes das mídias que servem de suporte a essas tecnologias

Anônimo disse...

A educação digital está trazendo desafios pedagógicos as escolas. Nós professores precisamos aprender a gerenciar espaços e inovar as nossas aulas, levando o aluno a desenvolver atividades de pesquisa e o domínio das tecnologias.
Precisamos que haja uma flexibilidade no currículo escolar, para que haja uma integração inovadora, pois o computador trouxe uma série de novidades. Hoje a internet com a sua fantástica evolução tecnológica nos leva a aprender de muitas formas, tendo em vista que o professor precisa está preparado para educar com qualidade e competência, já que os alunos conhecem as informações básicas de como pesquisar e como utilizar os ambientes virtuais de aprendizagem. Através da internet podemos modificar a forma de ensinar e aprender.

Anônimo disse...

O educador terá um papel relevante dentro das novas tecnologias; precisa só então que ele compreenda que a interação é fundamental na possibilidade de uso das diversas ferramentas tecnológicas.
Os nossos alunos de certa forma já estão bastante inteirados com os computadores, e já acessam suas ferramentas com muita facilidade. Enquanto grande parte dos nossos educadores permanecem totalmente leigos as informações que estão disponíveis na Internet. Nesse contexto fica difícil de socializar com os alunos os mais corriqueiros assuntos descutidos no dia-a-dia em sala de aula.
Por isso é importante o professor conhecer algumas ferramentas tecnológicas e possibilitando seu uso de forma criativa, melhorando e muito o seu desempenho em sala de aula.
Todos os conhecimentos até agora adquiridos neste curso está me ajudando a executar as minhas tarefas profissionais melhorando à pratica pedagógica no meu cotidiano.

Anônimo disse...

O educador terá um papel relevante dentro das novas tecnologias; precisa só então que ele compreenda que a interação é fundamental na possibilidade de uso das diversas ferramentas tecnológicas.
Os nossos alunos de certa forma já estão bastante inteirados com os computadores, e já acessam suas ferramentas com muita facilidade. Enquanto grande parte dos nossos educadores permanecem totalmente leigos as informações que estão disponíveis na Internet. Nesse contexto fica difícil de socializar com os alunos os mais corriqueiros assuntos descutidos no dia-a-dia em sala de aula.
Por isso é importante o professor conhecer algumas ferramentas tecnológicas e possibilitando seu uso de forma criativa, melhorando e muito o seu desempenho em sala de aula.
Todos os conhecimentos até agora adquiridos neste curso está me ajudando a executar as minhas tarefas profissionais melhorando à pratica pedagógica no meu cotidiano.

Anônimo disse...

Seria interessante que houvesse uma conscientização em massa de professores, alunos e todas a comunidade escolar, no sentido de aproveitar de forma crítica e criativa o que a Tecnologia tem de bom anos oferecer; é importante também que todos os instrumentos sejam bem utilizados.Não deixando assim que os educandos venham usar esses mesmos meios, sem que se trace metas e objetivos claros e definidos. Vamos fazer com que esses alunos se tornem usuários conscientes das ferramentas que dão suporte as tecnologias inovadoras que fazem parte do nosso mundo hoje.

Anônimo disse...

A tecnologia que traz a informação rápida e imediata no momento e na hora que acontece é uma realidade, portanto, nós professores não podemos nos excluir desse novo modelo de ensinar, senão ficaremos fadados a ministrar aulas cada vez mais sem graça. E com isso o aluno cada vez se distanciar de nós, devemos ser ativos sem no entanto esquecermos que não é só a tecnologia que vai valer para o futuro, ela é um trumfo muito importante para nós educadores podemos ser mais criativos e mais dinâmicos.
Temos um caminho que é imprescindível seguir e ousar faz parte. No entanto, é preciso também capacitar professores, dar-lhes condições para que aconteça e seja com prazer,não mais uma vez como uma obrigação imposta sem valorizá-lo.

Unknown disse...

O professor precisa ser consciente de de que ele é muito importante na vida do aluno,um referencial. Por isso se faz necessário que ele seja um mediador de conhecimentos,e não um mero transmissor de conteúdos.Muitos precisam sair do discurso bonito e botar na prática toda teória adquirida ao longo de sua formação.É preciso que o professor esteja capacitado para acompanhar os avanços tecnológicos.Usando a internet o professor poderá interagir com os alunos com mais rapidez realizando uma comunicação mais rápida,a distancia sem qualquer retrição.

Unknown disse...

Fala-se cada vez mais, numa sociedade onde as tecnologias adquire um papel fundamental na prática pedagógica. Cabe ao educador recorrer a essas ferramentas para inovar sua pratica docente, estimulando o aluno a pesquisar promovendo aquisição de conhecimentos. As instituições escolares percebem a necessidade de utilização de vídeos no cotidiano escolar para valorizar uma formação.

Profa. Socorro VIana

Anônimo disse...

Os instrumentos utilizados pelo (a) professora (a) na sala de aula já não atende mais as necessidades do(a) aluno(a), considerando que o mesmo precisa apropriar-se de habilidades necessárias, para viver na sociedade vigente.
O método tradicional de ensinagem apresenta as informações prontas, impedindo que o(a) educando(a) aja sobre as propriedades do objeto e consequentemente não se aproprie do conhecimento de forma criativa e significativa. O modelo de sociedade que está posto necessita de indivíduos criativos, dinâmicos, desafiadores e que tenham a ousadia de ariscar. As ferramentas oferecidas pela internet coloca tanto o(a) professor(a) quanto o(a) aluno(a), em situações desafiadoras, integrando a aprendizagem física em sala de aula com aprendizagem virtual. O(a) professor(a) como mediadora do conhecimento deve possibilitar interações das aulas, acreditando que as atividades on-line, podem ser consideradas novos desafios didáticos. É uma linguagem e/ou linguagens comunicativas que provoca no (a) aprendente o desequilíbrio e que a partir das pesquisas, experimentos e da socialização do conhecimento adquirido, possa reconstituir-se conquistando a autonomia no aprender.
Os recursos tecnológicos podem conduzir o(a) professor(a) a repensar a sua prática e renová-la, tendo uma vivência que tanto ele(a) (professor), quanto o(a) aluno(a), possa fazer constantemente a relação do conhecimento adquirido, com situações reais, construindo de fato a aprendizagem significativa.

Unknown disse...

o mundo contemporâneo onde a informática é imprescindível, ela se apresenta como uma ferramenta que alavanca conhecimentos, praticidade e comodidade e também tem um papel fundamental na prática pedagógica. A internet possibilita o aluno a interagir com o mundo estimulando a pesquisa o que facilita a busca pelo conhecimento.
O objetivo da informática é de preparar os indivíduos para usá-las, mas principalmente, para prepará-los como leitores críticos com uma visão de mundo voltada para uma aprendizagem significativa.

Anônimo disse...

A INTERNET e as novas tecnologias estão trazendo novos desafios pedagógicos para as escolas.Os professores, precisam aprender novas tecnologias para gerenciar vários espaço e a integrá-los de forma aberta, equilibrada,inovadora, com novas salas de aula, laboratório conectado à internet para desenvolver atividades de pesquisas com o dominio das tecnologias nos ambientes virtuas de aprendizagem conectado à internet.As novas tecnologias,educação, ensino superior didático, precisam prever espaço e tempos de contato com a realidade, de experimentação e de interação em ambientes profissionais e informais.Uma das tarefas mais importantes das escolas, secretarias de educsção, hoje é planejar,flexibilizar no curriculo de cada curso, o tempo de presença físíca em sala de aula e o tempo de aprendizagem virtual e como integrar de forma criativa e inovadora nos trabslhos profissionais.

Anônimo disse...

Atualmente o exercício de sala de aula requer, mais e mais do professor uma certa intimidade com as tecnologias. E a informática que já faz parte dos recursos didático que as escolas dispõe,tem facilitado o ensino, pois é notório o interesse pelo ambiente virtual, pois o mesmo é atrativo de modo que os alunos executam com maior desempenho as atividades principalmente as que requer o uso da internet.

Anônimo disse...

A Internet esta chegando as escolas como suporte que irá auxiliar nas atividades dos alunos em suas pesquisas. Para Tanto, é necessário que haja um espaço físico adequado, no sentido de acomodar aparelhos, alunos e professores. A pesquisa tem que ser organizada e planejado pelo professor, para que os discentes tenham uma aprendizagem de qualidade.

Anônimo disse...

Os novos desafios pedagògicos trazidos pela internet e as novas tecnologias são de fundamental importancia para os educadores.E necessario que os mesmos aprendam a gerenciar os espaços e integrà-los de forma inovadora e equilibrada.
Em pleno seculo XXI,torna-se necessario para os educadores levar seus alunos a laboratorios conectados à internet para desenvolver com eles atividades de pesquisa e de domínio das tecnologias.

Anônimo disse...

O uso das novas tecnologias leva-nos a uma importante e necessária mudança no que se refere à didática. Não a como negar que a maioria dos professores estão desconectados,pelo menos na sala de aula, e isto leva-nos a refletir da necessidade urgente de buscarmos esta conexão, além disso o texto, “Os Novos espaços de atuação do educador com as novas tecnologias”, de José Manuel Moran, remete-nos a uma realidade aterradora e que constata, não dispomos dos espaços citados no texto, como promover a inclusão digital, introduzir uma didática que utilize as novas tecnologias, quando muitos professores e escolas não possuem computador/internet?. Uma nova sala de aula, laboratório conectado, ambientes virtuais, são necessários esforços mútuos para que sejam alcançados e a necessidade é urgente. Compreendemos que enquanto educadores necessitamos buscar esses instrumentos que efetivamente contribuirão para a transformação da prática pedagógica.

Anônimo disse...

No texto “Os Novos Espaços de Atuação do Educador com as Tecnologias”, de José Manuel Moran, o autor destaca os desafios pedagógicos advindos com as novas tecnologias, a necessidade dos professores aprenderem a lidar com essas novas tecnologias e por fim a necessidade da escola otimizar o tempo e o espaço da sala com o tempo da aprendizagem virtual. Para que isso ocorra ,ele destaca quatro espaços importantes:
1-A sala de aula- esta deve ser um espaço confortável, com o mínimo de recursos tecnológicos e principalmente professores preparados, motivados e atualizados.
2- O espaço de laboratório conectado- é necessário a escola estar conectada a internet e que os alunos tenham acesso ao laboratório de informática, para que possam se familiarizar com as novas tecnologias, conhecer as ferramentas, aprender a pesquisar e ter acesso a materiais virtuais.
3- A utilização de ambientes virtuais de aprendizagem- estas ambientes servem para complementar o que se faz na sala de aula, e principalmente ajudar na atuação dos três campos importantes para atividades virtuais, que são: o da pesquisa, o da comunicação e o da produção.
4- Inserção em ambientes experimentais e profissionais- refere-se a relação que deve existir entre teoria e prática, compreensão e vivência, fazer e refletir em todas as áreas do conhecimento.
Enfim, os desafios são muitos, só resta nos adequarmos e buscarmos aprender a gerenciar e a conviver com as novas tecnologias.

Anônimo disse...

No texto os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias, de José Manuel Moram é abordado alguns aspectos relevantes da prática docente na atualidade.
Diz o autor que mesmo com o uso de novas tecnologias, as aulas continuam sendo focadas na fala do professor e na relação com textos escritos, permanecendo a obrigatoriedade no cumprimento de horários e os conteúdos ministrados na sala de aula estão descontextualizados a vivência dos nossos educandos. A reflexão que o texto nos delega é que hoje , a escola necessita não só , está bem equipada, com laboratório de informática,conectados a internet mas também de professores qualificados e comprometidos em fazer uso desses recursos tecnológicos.
A internet possibilita o trabalho didático, mais integrado entre professores e alunos, permite ao professor organizar atividades diversificadas e em diferentes ambientes virtuais de aprendizagem, diminuindo assim o tempo em sala de aula ou seja, os alunos continuam aprendendo mesmo a distância sobre a orientação dos seus professores.

Anônimo disse...

O professor como facilitador do processo de transmissão do conhecimento, deve gerenciar informações adquirida pelos alunos via meios tecnológicos, ampliando espaços, selecionando os conhecimentos necessários para a formação dos valores éticos que lhes oriente ao uso correto do exercício da cidadania, tendo em vista a presença da tecnologia nos mais diversos segmentos sociais.
O caráter formador da escola é determinado pelo grau de consciência e instrumentalização científica, técnica crítica e criativa que os alunos venham a alcançar.
A função de mediador é exercido pelo professor através da transmissão do conhecimento científico e de suas linguagens permitindo ao aluno interpretar a realidade e interagir com ela de forma consciente, crítica e produtiva. Fora disso o educador não estará cumprindo o seu papel.

Anônimo disse...

Vivemos um momento de profundas tranformações tecnologicas que afetam diretamente as formas de letramento. A escola, contudo, ainda não apropriou plenamente dessas inovação, no uso da tecnologias para ler e escrever em suporte eletrônico. A atuação da escola ainda é timida, focalizando apenas digitação, elaboração de trabalhos e atividades de pesquisas entendidas apenas como busca de informações na internet.
Com vistas a superar esse enfoque o professor deve se instrumentalizar de maneira adequada para dominar esses meios e desses recursos técnicos sabendo como utiliza-lo dentro do processo de ensino aprendizagem. E como facilitar da aprendizagem deve ter clareza para discernir as exigências requeridas pelos avanços tecnologicos, e não se intimida pelo desconhecimento dessas mudanças no nosso fazer padagógico